sábado, janeiro 06, 2007

2007 PROMETE!!!!!


Feliz 2007 a todos e bom futebol, bom esporte para todos nós, no ano do Pan do Brasil!
Volto ao batente amanhã depois de um período de férias e também da viagem ao Japão, onde tive o privilégio de acompanhar a conquista do Mundial de Clubes pelo Internacional, trabalhando pelo SporTV.
Vem aí a Copa São Paulo de Futebol Júnior, que o SporTV acompanhará. Muitas novidades aparecerão, tomara que a competição volte a ter o charme a importância de outros tempos.
Mas o que está interessante mesmo é o mercado do futebol brasileiro neste início de temporada. Muitas novidades, um vaivém que promete mudar a cara do Brasileirão, tendo como base os estaduais que, atualmente, são uma grande pré-temporada.
O caso do Fluminense é interessante. São 14 contratações até agora, que desenham, na teoria, um time forte e competitivo, de novo favorito ao título carioca. Resta saber se o time vinga no papel e se os apressados dirigentes das Laranjeiras darão tempo a algum treinador para trabalhar. Gosto do estilo do Botafogo atual, com Bebeto no comando e Cuca como treinador. Não é um supertime, mas tem garra e competitividade. O Vasco foi ótimo em 2006, dadas as suas limitações técnicas e econômicas, e volta a apostar em Romário. Sou fã do Baixinho, mas acho que ele emperra os times em que joga no aspecto físico, porque seu ritmo é outro. Nada que anule sua genialidade, mas até os gênios caem de rendimento. O Flamengo segue vivendo entre sonhos e realidade. Se acertar com o Nilmar terá um jogador diferenciado que pode dar outra cara ao time na Libertadores.
Os grandes paulistas estão se mexendo. Gostei das mudanças feitas pelo Palmeiras. Acho que o time está buscando um rumo e, se a política deixar, pode arrumar a casa em 2007 e projetar coisas muito maiores em 2008. Caio Jr. é excelente profissional e os dirigentes que voltam ao clube agora são da época em que o time ganhou tudo nos anos 90, são mais atualizados. Dininho, Nem e Edmílson podem formar uma grande zaga. As outras contratações são apostas, como quase todas, mas o elenco me parece mais equilibrado que o do ano passado.
O Corinthians segue sendo uma incógnita, perdendo jogadores, brigando por alguns que deseja manter e acreditando no carisma de Leão. Tem um bom time, mas nada de excepcional, pelo menos se comparado aos tempos de Tevez e Nilmar.
O São Paulo teve três perdas importantes: Fabão, Danilo e Mineiro. Pode não parecer muita coisa, mas, se lembrarmos que são dez jogadores na linha, é quase 1/3 do time titular que saiu. A "entidade" formada por Mineiro e Josué se desfez e o time deve levar algum tempo para encontrar sua nova cara. Muricy já mostrou que é capaz de remontar o time, como o fez no meio da temporada passada. Resta saber o impacto dessas três saídas no time. Como renderá Júnior sem o suporte de Danilo? Josúe é o mesmo sem Mineiro ao lado? A liderança de Fabão será assumida por quem?
O Santos parece ter pisado no freio das contratações, que foram exageradas em 2006. Mas a tensão permanente entre Luxemburgo e a imprensa santista pode atrapalhar. Luxa é craque, mas não faz milagres. O time perdeu peças importantes e precisa de mais gente no ataque.
A sempre forte dupla gaúcha terá um desafio à parte em 2007. Já imaginaram um Gre-Nal na Libertadores? Seria de arrepiar, de parar o Rio Grande e o Brasil. O Inter é um grande time, o melhor do mundo em 2006, raçudo, competitivo e ciente de sua capacidade, liderado com alma por Abel Braga. O Grêmio ressurgiu poderoso em 2006 e tem em Mano Menezes um treinador capaz de encontrar bons jogadores onde pouca gente consegue enxergá-los.
Em Minas, a volta do Galo à elite serve para turbinar o rival Cruzeiro, que foi às compras. A briga pelo título mineiro deve ser espetacular.
E aí vem o Brasileirão, em maio. Juntemos a toda essa turma, times surpreendentes de 2006 como Paraná e Figueirense. O Atlético Paranaense, o Juventude e os novatos em Série A de pontos corridos Sport, Náutico e América de Natal e está pronta a fórmula.
Continuo afirmando que o Brasileirão é o campeonato mais equilibrado do mundo.

Nenhum comentário: