segunda-feira, agosto 03, 2009

Que dizem os números

da rodada número 16 na

era dos pontos corridos?



Embora eu não seja um grande fã do uso dos números e de algumas estatísticas no futebol, alguns deles rendem bons minutos de diversão.

O Brasileirão 2009 chega à décima-sexta rodada mostrando o Palmeiras na liderança, ostentando o melhor aproveitamento nesse estágio da competição desde o advernto dos pontos corridos, em 2003. São 34 pontos em 48 disputados, aproveitamento de 70,8%. Em 2005 o Corinthians também tinha 34 pontos na décima-sexta rodada, mas havia uma diferença: o torneio tinha 22 participantes, ante os 20 de agora.

Vejamos pois, os líderes e suas pontuações nas rodadas de número 16 desde 2003:

2003 - Santos, 33 pontos
2004 -Palmeiras, 30 pontos
2005 - Corinthians, 34 pontos
2006 - São Paulo, 33 pontos
2007 - Botafogo, 31 pontos
2008 - Grêmio, 32 pontos

Em seis campeonatos disputados desta forma até agora, apenas o Corinthians e o São Paulo foram campeões após liderarem na décima-sexta rodada, que representa pouco mais de 42% da competição.

Ou seja, muita água vai rolar, embora os números sinalizem que a liderança do Palmeiras é consistente e não foi conquistada por acaso. Assim como o Atlético Mineiro mantém uma campanha muito boa. E o Goiás, terceiro colocado, vem em desabalada carreira em busca dos que puxam a fila.

Três campanhas de retomada chamam a atenção. O Botafogo, com 19 pontos, o Avaí, que saiu do limbo para os 23 pontos e já é top 10, e o atual tricampeão São Paulo, que com 24 já é o sétimo. O Tricolor paulista fará em casa seus dois próximos jogos, contra o Botafogo e o Goiás, atual terceiro colocado. Some-se a isso o fato de que Atlético Mineiro joga fora contra o Inter e pega o Palmeiras décima-oitava rodada. Ainda: depois do Botafogo o São Paulo pega o Goiás. O time de Ricardo Gomes, se continuar vencendo, pode encostar na turma da frente.

O mesmo vale para o Corinthians, muito mais na aritmética do que no futebol, que anda sumido desde o desmanche e a contusão de Ronaldo. Mano Menezes pediu um mês para remontar a equipe. A Fiel terá paciência? Essa paciência mostrará o rubro-negro com Andrade se o time continuar patinando em casa?

2 comentários:

Obede Jr. disse...

Grande, Nori
Descobri seu blog recentemente e já assinei o feed. Gosto muito do seu trabalho, parabéns!
Uma dúvida, vi em outros blogs que a Ponte Preta era líder em 2005 e não o Corinthians..
Qual é o certo? Não consigo achar o desempenho de rodada a rodada..
Abraços
Quando puder, passe no meu blog:
http://www.bancadofutebol.blogspot.com

Obede Jr. disse...

eu "descobri" depois pq isso do Corinthians, na prática, o Corinthians teve apenas 31, mas como voltou o jogo do Santos, e eles venceram, ficam como se tivessem 34!
mas o que vale é prática.. hehe