terça-feira, novembro 24, 2009

Nem Spielberg bolaria

um Brasileirão assim


Que maluquice da boa esse Brasileirão 2009! Pode-se contestar a qualidade técnica geral, mas em termos de entretenimento, de diversão e de competitividade, nada se compara no planeta bola. Deixemos de lado certos complexos de inferioridade ou uma metida a besta preferência pelo que rola na Europa e vamos assumir: o Campeonato Brasileiro é, sim, o melhor do mundo.

Botafogo e São Paulo e Flamengo x Goiás foram dois jogos irretocáveis em termos de espetáculo para o torcedor. Alguém vai levantar que taticamente (hoje os táticochatos de plantão estão cada vez mais insuportáveis com seus 4-3-1-2 e afins e duvido que curtam um jogo direito) faltou isso ou aquilo, mas duvido que alguém tenha desgrudado da TV.

Esse equilíbrio de forças, a ausência de um grande time de verdade, de superjogadores, tudo isso contribuiu para um maquiavélico disputar pela taça.

O São Paulo ainda é o fiel da balança, mesmo longe de jogar um grande futebol. Grande futebol este que talvez apenas Flamengo e Cruzeiro tenham demonstrado. Tudo bem, houve belos momentos do Inter, do Palmeiras mesmo, e do Atlético Mineiro. O São Paulo jogou um belo jogo contra o Vitória e um jogo épico contra o Náutico e, no mais, é o time competitivo, sério e de perfil vencedor dos útimos anos. Neste tem jogado menos do que nos outros três. O que pouco importa, já que há mais equilíbrio e o time segue muito vivo. Até um empate pode dar a ele uma grande condição de ser campeão.

Mas uma derrota pode até jogar o favorito Tricolor paulista para o quarto lugar. E recolocar na briga Inter e Palmeiras, que já tinham desistido por suas próprias palavras. Que dirá o Flamengo, se conseguir vencer o Corinthians?

Ouvi informações de bastidores de que São Paulo e Corinthians, que sustentam uma ridícula briguinha de bastidores, estão se entendendo em termos de utilização do Morumbi pelo alvinegro paulista na segunda fase da Libertadores. O papo envolve até camarotes. Tudo na expectativa de garantir empenho e seriedade do Timão contra o Mengão. Na boal, com Ronaldo e Mano em questão, a seriedade estará assegurada. Vai vencer quem for melhor.

Assim como acho que o Goiás se empenhará totalmente diante do São Paulo. Jogador pode ser tudo, menos bobo. O Brasil estará vendo o jogo, dá para imaginar alguém fazendo corpo mole?

E por falar em moleza, tem gente que acha que a tabela do Inter é uma geléia. Sport fora e Santo André em casa. Mas não foi quando todo mundo achava que era mole que o Inter, digamos, deu mole? Pode ser que agora tudo vire, já que bomo time é.

Até o Cruzeiro pode fazer algumas contas, embora complicadas.

E existe a possibilidade que deixará cardiologistas de plantão. Todos os 4 primeiros colocados chegando à ultima rodada com 62 pontos. Já pensaram? Nem Spielberg bolaria um roteiro desses para déxima parte do Indiana Jones.

4 comentários:

Antonio C disse...

Esse campeonato está equilibrado, isso é lugar comum ler e ouvir. Assim sendo, creio que somente na última partida será conhecido o campeão.
Sou Tricolor do Morumbi, mas depois de domingo, não acho complicado que o Inter chegue na frente. Acho que o jogo dele com o Sport e o Santo André fáceis em relação aos demais, todavia, são os jogos fáceis que tem derrubado os favoritos.
Bem, verdade é que acho que o SPFC já fez muito ou fará muito se conseguir a Libertadores. Ser campeão, será apenas a cereja do bolo.
Ps. Seu dedo teclou x não c no decimo. Ver final do posto.

Domingos Arthur disse...

Boa noite,

Se os 4 times, ficarem com 62 pontos,na próxima rodada,será digno de Indicação ao Oscar,
Haverá 4 times protagonistas;

Mas uma coisa é certa, onde estará a verdadeira estatueta (taça), em qual estádio, ?
Ou seja, um final de 2 suspenses, Qual o time campeão, e onde estará o verdadeiro caneco?
Podendo até obter o risco, do Time campeão, levantar um estatueta simbólica;

Abraços

Domingos Arthur - Sp

fff disse...

Eu realmente não entendo o seus critérios. O Cruzeiro praticamente não frequentou o G4 e você disse que é o melhor time do campeonato. Vai entender...

Unknown disse...

fff, nem sempre concordamos e nem sempre quem joga o melhor futebol é o time que faz mais pontos e vence o campeonato. O palmeiras será o time que por mais rodadas liderou o Brasileiro e pode não ser o campeão. Vai entender...