terça-feira, março 09, 2010

O Professor Xavier do Verdão


Charles Francis Xavier é um dos principais personagens do mundo das histórias em quadrinhos e também do cinema. Ele é o mentor e fundador dos X-Men, dotado de um poder psicológico único e ativista da integração entre humanos e mutantes.

Cleiton Ribeiro Xavier é o principal jogador do time do Palmeiras, dotado de uma capacidade técnica única no time e ativista do bom futebol em uma equipe na qual isso é produto raro.

Se no Professor Xavier dos quadrinhos reside a esperança de paz entre os humanos e os mutantes, em Cleiton Xavier mora a esperança de paz entre o time do Palmeiras e a bola. Ele divide com Diego Souza a responsabilidade de compensar as limitações técnicas do time. Em 2010 os dois, somados, fizeram 11 gols no Brasileiro, um a menos que Obina, Sozinho.

Mas Cleiton Xavier já mostrou em algumas situações que, além do bom futebol que todos sabem que ele tem, o poder de decisão que divide os jogadores comuns dos acima da média. No gol da classificação na Libertadores contra o Colo Colo, na organização da equipe em algumas das melhores apresentações do Palmeiras. Agora foi na vitória conseguida a fórceps diante do Sertãozinho. Foi dele a atitude vencedora, coisa rara no time palmeirense, aliada à capacidade técnica de quem consegue fazer um gol como o terceiro, naquela situação de tensão limite.

Mesmo se perdesse para o frágil Sertãozinho eu acho que o Palmeiras já faria um bom jogo contra o Santos, pelo simples fato de no clássico as coisas serem muito diferentes. Mas o Professor Xavier de Palestra Itália deu ao time a chance de sobrevivência no Paulistão e certamente criará condições para que o time, pelo menos psicologicamente, tenha mais forças diante da ótima molecada santista.

Ótima também deve ser a contratação de Vítor, lateral do Goiás, se for concretizada pelo Palmeiras. Ele só poderá jogar pela Copa do Brasil, mas para o Brasileirão é uma peça de muita qualidade para um setor no qual o elenco palmeirense é frágil.

Cleiton Xavier será um dos convidados do Arena SporTV desta terça-feira, a partir das 14 horas. Além dele participará o zagueiro Rodrigo, do Grêmio.

5 comentários:

Alexandre Brendim disse...

Nori, O CX10 é mesmo um raio de luz no fim do túnel, um jogador raro, que muitas vezes não aparece para torcida, mas fundamental para o time.

Alguém como foi o Alex, ou o Jorginho em outros tempos.

Imagino ele ao lado de Valdívia e com o Kleber à sua frente...

Anônimo disse...

Já sabemos que seus poderes telepáticos permitem que ele converse com a bola. Por que não usá-los em companheiros como Armero, Sacconi, Diego Souza e Robert???

Anônimo disse...

Boa tarde Noriega! Acompanho muitos jogos no SPORTV, gosto muito dos seus comentários. Sou palmeirense e queria saber sua opinião sobre o Lincon. Quando ele estiver apto a jogar, você acredita que o Diego Souza volte a jogar como atacante e que o Cleiton Xavier divida a responsabilidade com o Lincon na criação? Gostaria de ver o Cleiton Xavier recuado, ao lado do Pierre, para melhorar a saída de bola do Palmeiras, mas o time ficaria muito vulnerável, não é? Abraço, Fernando

Anônimo disse...

oi , Noriega. com todo o respeito time que tem cleiton xavier como destaque não pode ganhar muita coisa.ele pode ser no máximo um belo coadjuvante.Rodrigo.

Marcelo disse...

Caro Noriega. Não é novidade pra ninguém que os palmeirenses estão muito tristes pelo atual momento do clube. É muito bom quando alguém destaca algo positivo quando as coisas não andam boas. Sobre o Cleiton Xavier você já disse tudo. E apesar das dificuldades ainda acredito muito nesse meio-campo do Palmeiras: Pierre, Márcio Araújo, Edinho, Cleiton Xavier, Diego Souza, Lincoln, Ewerthon além dos garotos Souza e Ivo. Ao contrário do que os próprios “falsos” palmeirenses (oposição do clube e torcida organizada) pregam, à exceção de Pierre e Edinho cuja maior qualidade é a marcação e a garra, esse meio de campo ainda pode sim exibir muita qualidade técnica. Sobre a negociação do lateral Vitor com o Goiás, para amenizar a imagem de uma diretoria tão malhada ultimamente, vale ressaltar que a diretoria do Goiás elogiou a postura ética da diretoria do Palmeiras na negociação do lateral Vitor. Os mesmos elogios vieram da diretoria do Atlético-PR quando o Palmeiras contratou o Alex Mineiro. Ambos os clubes tiveram problemas com seus destaques assediados por um clube que se diz possuir o melhor elenco do país, melhor estrutura nas categorias de base (nos últimos anos deve ter revelado muitos craques!!!) e que não teria motivos para assediar revelações e destaques de outros clubes.