sexta-feira, abril 02, 2010

Os times do povo brigam

pela ponta na Libertadores



São muito boas as possibilidades de que Corinthians ou Flamengo terminem a primeira fase da Libertadores como os melhores de seus grupos e disputem, ponto a ponto, a condição de principal campanha dessa etapa inicial.

O que isso representa na prática? O melhor time entre os 16 que passam para as oitavas-de-final tem a vantagem de jogar sempre em casa no mata-mata, até o jogo decisivo.

O Corinthians chegou a dez pontos, pode ainda fazer 16. O Flamengo pode chegar a 15 e precisaria de um tropeço do Corinthians, claro que mantendo 100% de aproveitamento no returno, para gozar desse benefício.

O colombiano Once Caldas pode alcançar 14 pontos e dependeria de tropeços do Flamengo e do Corinthians para liderar seu grupo, que é o do São Paulo, e ser o melhor da primeira fase. O Tricolor paulista só pode chegar a 13 pontos. O Internacional, que tem 8 pontos e pode chegar a 14, também sonha com a liderança da etapa. O Cruzeiro alcança, no máximo, 13 pontos.

Lembro que na segunda fase, os times mexicanos do San Luis e do Chivas entram direto na fase de oitavas-de-final, ocupando as posições de números 13 e 14.

Comentei a vitória do Corinthians sobre o Cerro Porteño pelo SporTV. O time paulista viveu bons e maus momentos no jogo. Tanto poderia ter vencido por 3 a 0 com tomado o empate. É verdade que o gol do Cerro foi ilegal, pois Zeballos estava impedido quando ajeitou de cabeça para Julio dos Santos marcar.

O Corinthians precisa corrigir essas oscilações de ritmo, organizar a defesa nas bolas pelo alto (erra demais) e - como? - tratar de dar alguma condição física a Ronaldo. Não é em todo jogo que a bola vai sobrar livre para ele empurrar para o gol.

Nenhum comentário: