sábado, junho 05, 2010

Fúria encantadora


Joanesburgo - O sono demorou a chegar, ainda efeito da adaptação ao fuso-horário. Então, zapeando pela tv do quarto de hotel, encontrei o teipe da vitória magra da Espanha sobre a Coréia do Sul, 1 a 0.

Magra como resultado, mas para mim, absolutamente encantadora em termos de perspectiva de futebol bem jogado.

Se a Espanha vai ganhar a Copa ou não, só os deuses da bola já sabem. Agora, certamente a Fúria vai proporcionar bons momentos de futebol.

O toque de bola impressiona. O posicionamento do time, idem. Titulares ou reservas, com qualquer tipo de mistura, os espanhóis sabem exatamente onde estão em campo.

Têm jogadores talentosos como David Villa, Xabi Alonso, Fábregas, Iniesta e, em especial, Xavi, esse um craque de bola.

Mas o que me chamou a atenção foi o posicionamento tático de dois jogadores: Pedro e Jesus Navas. Ambos aturam como autênticos pontas. Pedro pela esquerda, Navas pela direita. Ambos são dribladores, rápidos, dão suas pedaladas.

O time sul-coreano não é talentoso, mas executa com disciplina tática impressionante as nuances do 4-5-1 proposto por Hu-Jung Moo. Marca forte a saída de bola, chega junto, e tenta diminuir os espaços.

Ainda assim, a Espanha conseguiu mostrar parte de suas qualidades, mesmo jogando com apenas dois titulares no início, Sérgio Ramos e Iniesta.

Olho na Fúria!

Um comentário:

Clovis disse...

Paaraaa Cabeça!!! A Espanha é como aquele cara que chega cedo na balada pra arrumar uma mulher e com o passar do tempo, os fodões vão chegando e o cara acaba com o pau na mão... Esquece. O Brasil só perde esta copa se der algo errado (jogador se machucar, expulsão em jogo decisivo, etc..). Um abraço e sucesso no teu trabalho. Clovis (To chegando em Durban no dia 25 para ver o jogo contra Portugal).