terça-feira, agosto 17, 2010

Capacitação. Segredo

de sucesso do vôlei


O voleibol brasileiro é referência mundial, líder do ranking da Federação Internacional. Mas nada acontece por acaso. Além do talento, da renovação de sucessivas gerações de atletas, o voleibol trabalha muito forte na capacitação e no aprimoramento dos treinadores.

De hoje até o dia 22 de agosto acontece em Pomerode, Santa Catarina, o Curso Nacional de Treinadores, capitaneado por Ariovaldo Rabello. Conheço o Ari de longa data, treinador de sucesso, competente, com passagens de sucesso por muitos times, como Sadia e Pão de Açúcar . Atualmente é meu parceiro nas animadas peladas de futebol do Clube Paineiras do Morumby.

Como explica o prório Ari: "Às vezes me perguntam o por que do sucesso do voleibol brasileiro. Um dos motivos é a preocupação da Confederação Brasileira em manter a qualidade dos trabalhos dos técnicos, obrigando-os a passar por esses cursoas".

Desde a década de 70 os cursos de capacitação foram instituídos pela CBV. Para se ter uma idéia do nível de exigência, para dirigir uma equipe de voleibol no Brasil até a categoria infanto, um treinador precisa ser professor de educação física com graduação de nível 2. Acima do infanto, apenas com graduação acima de nível 3.

"Isso obriga os treinadores a participarem de todos os cursos e gera um conhecimento multi disciplinar que envolve o treinamento e a direção de equipes. Os cursos são oferecidos e exigidos em todo o território brasileiro".

Mais detalhes podem ser obtidos neste endereço.

Um comentário:

Anônimo disse...

Interessante, nós somos referência mundial em um esporte, o volei, no entanto passados alguns dias da publicação dessa sua nota ninguém fez um comentário se quer.
Somos o melhor do mundo no volei, mas ainda somos, somente, o pais do futebol
Inclusive Nori, sei que voce entende de volei muito, porque voce não dá umas palhinhas em alguns jogos???

ABS
Mozart