segunda-feira, dezembro 13, 2010


Inter precisa se impor



Abu Dabi- Na teoria, claro que o Inter tem tudo para atropelar o Mazembe, do Congo, e partir para a final do Mundial de Clubes, provavelmente contra seu xará italiano de Milão. Mas como dizem, na teoria, a prática é outra coisa.

Acho que o segredo para o time do Celso Roth é se impor desde o início. Vi alguma coisa do treino dito secreto de ontem, por uma fresta da grade de proteção, que na verdade protege pouca coisa.

Fica evidente que a intenção do treinador é impor a pressão desde o início, jogar no campo do adversário, driblar uma provável retranca e evitar os contragolpes. Foi isso que vi em pouco tempo de treino, o objetivo era claramente esse.

Guinãzu era o homem mais recuado, embora já dentro do campo adversário. Tinga recuando para buscar jogo, Nei e Kléber bem abertos pelos lados e todos os outros jogadores do meio para a frente se mexendo muito. Apenas os zagueiros estavam fora desse trabalho.

Também pareceu claro que Roth tentará usar Alecsandro como isca, puxando a marcação para fora da área, atraindo os zagueiros e abrindo espaço para Tinga e D'Alessandro. Ainda que eu prefira Giuliano no time titular, é uma boa estratégia.

Nunca vi o Mazembe jogar ao vivo, mas os comentários são de que o meio-campo Sunzu, que foi expulso, era o melhor jogador do time. Também argumentam os que viram o jogo contra o Pachuca (eu estava viajando para Abu Dabi) que a equipe cansa rápido e não tem um preparo físico exuberante.

Tudo isso é válido, mas a questão fundamental, acredito eu, está na administração da ansiedade. O Internacional precisa saber que é melhor e valorizar isso com posse de bola e pressão na dose certa. Não pode ter pressa, mas também precisa saber que não dá para ser preguiçoso e quanto antes resolver a parada, melhor.

Em 2006, vi de dentro de campo, em Tóquio a semifinal entre Inter e Al Ahli, do Egito. Pato fez 1 a 0 e o jogo parecia calmo. Flávio empatou e houve um período de insegurança do Inter que quase custou caro. O time egípcio teve chance de virar, até que Luís Adriano fez 2 a 1. Jogo que era para ser fácil, mas que ficou difícil pela ansiedade e o nervosismo.

O torcedor colorado em Abu Dabi esbanja confiança. Nesta terça o time deve confirmar.

2 comentários:

Thiago - Colorado - Porto Alegre disse...

A ansiedade pelo jogo de amanhã é demais!

Grande trabalho da equipe do Sportv! Parabéns!

Anônimo disse...

Senhores,

A derrota está recente e está doendo na alma dos colorados, como eu.

Agora, uma coisa há de se dizer: "PREFIRO PERDER EM DUBAI QUE GANHAR EM RECIFE!"

Claro! Perder em Dubai decorre de uma retumbante campanha e consagração na Libertadores da América.

Ganhar em Recife, decorre de um vareio no greNAL, queda para segundona para jogar com outros 19 "Mazembes" a série B.



Questão de gosto, opinião.



Da lhe Inter! Voltaremos mais fortes!



Vinicius - Sta Maria/RS