terça-feira, maio 31, 2011



Lições que

chegam de

Barcelona



Como o melhor time do mundo está provando que o jeito mais simples de se jogar futebol é sinônimo de sofisticação



Rojões espocando em São Paulo na tarde gelada de sábado. Clássico? Time grande paulista em campo? Final de campeonato? Que nada! O foguetório celebrava um gol marcado por um atacante argentino, jogando por um time espanhol, em Londres, na Inglaterra.

O Barcelona de Messi capturou o imaginário de torcedores de todos os clubes brasileiros e se transformou em mania mundial.

Há muitas lições que o time catalão está aplicando, não apenas em adversários. Os gigantes do futebol brasileiro deveriam aprender e copiar o que o Barça faz de bom.

O que faz de melhor é ser praticamente imbatível jogando bem, enchendo os olhos. Esqueça as teorias mirabolantes dos prancheteiros de plantão, essa gente chata que acha que tudo no futebol tem uma explicação tática, um 4-3-alguma coisa da vida.

O Barcelona joga bem. Todos os seus jogadores sabem jogar futebol. Simples assim. Ninguém dá de bico, não tem chutão, a bola rola de pé em pé. Some-se a isso um gênio como Messi e craques do porte de Iniesta, Xavi e Villa. O complemento é uma lista de jogadores todos muito bons. A simplicidade se traduz em domínio completo de adversários, em posse de bola quase total, em imposição de estilo.

Ganhar jogando bem
Por trás disso tudo, há uma instituição que tem filosofia e respeita sua tradição. Que teve escândalos e percalços, como todas as outras. Mas o Barcelona é fiel a um princípio: ganhar jogando bem. Isso é histórico. Forma jogadores pensando nisso, identificando-os com suas raízes históricas. Ex-jogadores cuidam das categorias de base, do berço de craques chamado La Masia.

Isso sem falar em marketing, em estrutura, etc.

Há ainda o orgulho catalão, mais cultural do que nacionalista, embora o time seja, de fato, a seleção da Catalunha.

Claro que o torcedor quer que seu time seja sempre campeão. Mas, lá no fundo da alma de quem ama o futebol de verdade, ele quer também que seja no estilo deste Barça e de todos os grandes times da história.

Demonstração de força
A dispensa de Alex Silva do São Paulo teve um ingrediente político. Foi uma demonstração de força do presidente Juvenal Juvêncio, criticado publicamente pelo jogador por meio do Twitter.
A ideia era passar a mensagem de um comando forte no futebol.

Números lá e cá
Sempre que vejo valores de construção e reforma de estádios brasileiros me lembro da arena do Chivas Guadalajara. Linda, moderna, para 45 mil pessoas, inaugurada em 2010. Custou, segundo a mídia mexicana, US$ 100 milhões. Aqui não levantaria um lance de arquibancada.

Atenção, Conmebol!
No jogo da fase de grupos entre Cerro Porteño e Santos, em Assunção, houve uma batalha campal entre torcedores, dentro e fora do estádio. Há pedras por toda parte no campo do Cerro e, naquele dia, funcionários do clube abriram os portões do gramado para torcedores.

PAPO CABEÇA

Vi um Robinho mais sério, maduro, embora ainda sorridente e brincalhão como sempre no bate-papo que tivemos ontem, no "Arena SporTV".

Robinho falou de seus problemas com a direção do Real Madrid - segundo ele, decisivos para que ele deixasse o clube. "Com certeza, o Manchester City não era o time certo para mim, mas eu queria sair do Real Madrid de qualquer jeito", disse o atacante da seleção brasileira.

Ele se mostrou impressionado com a qualidade do futebol de Neymar e, numa comparação sobre estilos, esbanjou sinceridade. "O Neymar tem uma grande diferença em relação a mim: ele sabe fazer gol, tem uma qualidade muito grande na finalização. Eu, quando comecei a aparecer, não sabia fazer gol. O Leão era meu técnico no Santos e vivia me enchendo o saco para eu treinar. Só agora estou aprendendo a fazer gols."

Robinho se apresenta hoje à seleção para os amistosos contra Holanda e Romênia. Ele não disfarça um desejo especial para o confronto contra o time que tirou o Brasil da Copa da África. "Não que seja uma revanche, porque era um jogo de Copa e esse será um amistoso. Mas tomara que eles venham completos."


Nenhum comentário: