sábado, junho 23, 2012



Europa x América do Sul



Sempre me questiono sobre as diferenças que existem entre os principais torneios continentais de seleções no planeta bola. Tive a sorte de, profissionalmente, acompanhar muito de perto o último ciclo da Copa América e da Eurocopa. Já cobri outras edições destes torneios, mas a partir de 2007 estive em duas etapas seguidas, in loco, vendo o desenrolar dos jogos.

Há uma diferença gritante: organização. A Eurocopa é muito maior que a Copa América economicamente. Chega a ser covardia comparar um torneio de um continente com dez nações e alguns convidados eventuais, com uma competição que reúne dezenas de países. A Uefa é uma entidade muito mais comprometida com seu negócio do que a Conmebol. O que resulta em um torneio europeu que sempre é realizado nos padrões da Copa do Mundo, enquanto a competição sul-americana ainda reúne defeitos que soariam inacreditáveis para a Uefa.

Na Venezuela, em 2007, no dia da final, alguns integrantes da empresa que comercializa a competição estavam desesperados porque um general qualquer decidiu que os 600 lugares reservados para os patrocinadores seriam ocupados pelos seus convidados.

Na Euro a organização, embora cometa seus deslizes, é muito mais cuidadosa. Os espaços dedicados a torcedores e mídia são mais amploes e confortáveis.

Existe a questão dos deslocamentos e distâncias. Na Europa há o costume de viajar de trem, principalmente na região central, mais rica e desenvolvida. As distâncias são menores, a cultura de viajar entre os países está enraizada e a facilidade de alfândega contribui. Sem contar o poder aquisitivo.

Na América do Sul algumas distâncias são absurdas para os padrões europeus. Para um Venezuelano de Maracaibo ir até  um jogo no Sul do Chile é uma autêntica maratona. Não existe transporte ferroviário decente, onde existe transporte ferroviário. Os voos são longos e complicados, além de caríssimos.

Na Euro realizada por Ucrânia e Polônio o padrão tem algumas situações que remetem à Copa América. Distâncias de milhares de quilômetros, oferta precária de voos entre algumas sedes. Na Ucrânia mais que na Polônia. Se for comparar com Áustria e Suíça em 2008, países em que as linhas férreas são espetaculares, houve uma queda de qualidade.

Os estádios são modernos, eficientes, na maioria. Mas cá como lá há exageros e desperdício por questões políticas, com estádios muito maiores que as necessidades dos times locais.

Mas há diferenças que chamam a atenção e passam longe dos escritórios dos dirigentes. Elas estão dentro de campo, onde a bola rola, que é o que interessa.

A maior delas é a postura dos atletas. A maioria quer jogar bola, não quer enrolação, cavar falta, provocar, xingar juiz. Estão ali para jogar, para fazer o melhor. Em todos os jogos que vi nos estádios nas udas competições isso ficou evidente.

O atleta europeu, ou que joga na Europa, não tem o costume de abandonar a jogada para tentar cavar um pênalti, ou de ficar minutos protestando contra uma marcação.

Na América do Sul ainda estamos muito presos à catimba, à milonga, à tentativa de enganar juiz, adversário, torcida e telespectador. Na Europa, o atleta que tenta cavar falta é vaiado pelo estádio inteiro.

A arbitragem erra muito, na Euro e na Copa América. O jogo europeu é mais ríspido, com menos espaços, e há consciência disso por parte das equipes. Na América do Sul, na última Copa América, vi uma mudança nisso, com as equipes jogando mais compactas, um jogo mais físico, de contato e diminuição de espaço. Isso complicou sobremaneira as vidas de Argentina e Brasil, e foi fundamental para a conquista merecida do Uruguai.

Enfim, sutis diferenças.

Um comentário:

Giovani - RJ disse...

Não seria interessante fazer uma Copa América e não, apenas, uma Copa América do Sul? Desta forma, teríamos a possibilidade de serem disputadas Eliminatórias para a Copa América, o que, de alguma forma, acabaria por valorizar o torneio. É uma ideia, mas não sei se os dirigentes daqui olham para o futebol como deveriam. Ainda são muito amadores.