quinta-feira, agosto 29, 2013

A previsível rodada da Copa do Brasil

Rodada da Copa do Brasil foi marcada pela normalidade. Claro que há reclamações, como sempre, de arbitragem. Muitas delas já são muletas de conhecidos treinadores e dirigentes. Passaram as equipes que foram melhores em 180 minutos de futebol.

Permito-me algumas observações.

Falta boa vontade com o Botafogo. Ganhou do Galo sem o Seedorf, empatou sem Vitinho, sem salários, seus jogadores seguem jogando sério e bem. Querem mais o que? O Galo não foi forte e vingador e desta vez foi ele quem saiu eliminado do Horto. Mais que a verborragia de seu presidente, precisa pensar nas razões por que sofreu seis gols em dois jogos.

O Fluminense se enrolou todo, perdeu jogadores importantes e virou um time amorfo. É triste ver Luxemburgo, um dos maiores treinadores do futebol brasileiro, repetindo a mesma ladainha de arbitragem jogo após jogo. O Goiás do gordinho Walter está arrumadinho.

O Corinthians cumpriu sua obrigação ante um adversário organizado e lutador, mas perdeu intensidade, já não empolga e sufoca o adversário como antes, não se impõe com autoridade. Tite está em busca de outra forma de jogar, isso ficou evidente para mim.

Renato Gaúcho precisa ser levado mais a sério como treinador, porque tem uma característica fundamental: não quer ser mais realista que o rei. Duvido que ele goste do sistema com três volantes e três zagueiros, mas está funcionando e Renato sabe que a missão do bom técnico é não querer passar por cima da realidade. Olho no Grêmio! O Santos parece acreditar piamente que descobre um novo Neymar a cada semana. Menos!

O Furacão deixou terra arrasada no Palmeiras. O resultado era até previsível, já que o time paranaense está jogando melhor do que o paulista já faz tempo. Defesa firme, com Manoel e Luiz Alberto jogando muito bem, e um ataque velocíssimo empurram o Atlético, sob as bênçãos de "vovô" Paulo Baier. A apatia demonstrada pelo Palmeiras não combina com um grupo de jogadores que carrega uma camisa centenária e vencedora. Luta jamais pode faltar. O Furacão não está para brincadeiras, e o Verdão carece de equilíbrio. É um time bonzinho demais com os adversários, tenta jogar mas deixa os rivais soltinhos. Kleina balança.

Por fim, Vasco e Inter só precisam assinar o papel da classificação.

Deixei para o final, de propósito, o Flamengo, na análise da Copa do Brasil.

De propósito por causa de um jogador: Elias.

Ele é o tipo de jogador fundamental para o futebol moderno e que raros clubes têm e raros treinadores sabem utilizar ou descobrir.

Elias é o volante que desafoga o time, que trafega com desenvoltura entre as duas áreas, a de defesa e a de ataque. Tanto aparece tirando uma bola na área de seu goleiro, como surge na área do goleiro adversário para resolver o jogo.

Elias já tinha feito no Corinthians o que Paulinho fez e seguirá fazendo na Inglaterra.
São jogadores com a mesma característica tática para o time e diferenças individuais.
Elias é mais veloz, Paulinho mais alto e forte, tem a jogada aérea que Elias não tem. Mas o flamenguista na corrida leva vantagem.

Elias é a chave para a reconstrução do time do Flamengo.

2 comentários:

CLAUDINHO ROMANI disse...


PRA VARIAR,CONCORDO COM SUAS OPINIÕES, CARO NORIEGA !

SÓ ACRESCENTO, COMO PALESTRINO, MINHA INDIGNAÇÃO,,,,JA ESCREVI LA NO FB...EM SEU POST...

NAO TEMOS UM TIME AINDA,,ISSO É ILUSÃO,,ESTAR SOBRANDO NA SERIE B,,,,E GRAÇAS AO VALDÍVIA,,ALÉM DO SAN GENNARO,,QUE NOA ÚLTIMOS JOGOS,,AIAIAI,,,ATUOUU E MUITO !

ESTA DEFESA Q O KLEINA FORMOU E REPETE DIRETO A FORMÇÃO TITULAR....É PÍFIA.....NÃO TEMOS ALAS,,,UNS LAMPEJOS DESTE LUIS,,MAS,,NÃO CONVENCE,,,,JUNINHO,,É SEM CONDIÇÃO,,,E 100 JOGOS COM A CAMISA VERDE,,,,MEU DEUS!!

VOLANTES,,CORREM , CORREM...E ERRADO LA ATRÁS....CRIAR ENTÃO...AIAIAI

O ATAQUE ESTA NULO,,,,LEANDRO UM METIDINHO,,,SE ACHA,,,E NAO TA JOGANDO NADA...ALAN,,A BOLA NÃO CHEGA,,TA MAL, TBM......ACHO O RONY E O FELIPE MENEZES,,MAIS JOGADORES QUE O TAL MENDIETA,,,,
ENFIM,,,,TA RUIMMM,,,,E QUE O BRUNORO E O NOBRE,,,QUE APOIO E CONFIO...SE LIGUEMM,,SENÃO IRÃO COMETER OS MESMOS ENGANOS DE OUTROS PÉSSIMOS DIRIGENTES!

AVANTII,,,,ABSS

Jeff disse...

Se o Botafogo não ganhar este copa do Brasil 2013 ninguém mais ganha...